PAR lança campanha de sensibilização e de angariação de fundos para apoiar os deslocados internos de Cabo Delgado. Ajudar a causa é fácil: basta adquirir um dos packs Anti-Experiência disponibilizados nas lojas FNAC e no site da campanha

Tratamentos de beleza? Shots de adrenalina? Jantares à luz das velas? Aventuras e descobertas de recordação eterna? Também a Fome, a Sede, o Medo ou a Violação podem ser consideradas experiências, mas aquilo que separa um grupo do outro é a vontade de as viver.

É sob esta lógica que a Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) lança os packs Anti-Experiência, uma oportunidade para todos poderem ajudar quem vive em Cabo Delgado, Moçambique, e que por isso não sabe o que o amanhã reserva. Os Anti-Experiência já estão à venda em 12 lojas físicas e online da FNAC, mas também no site oficial do projeto.

Em parceria com o Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), a UNICEF e a Caritas, a PAR procura sensibilizar a sociedade para o apoio de que precisam as vítimas dos constantes ataques terroristas em Cabo Delgado. Trata-se de uma iniciativa de angariação de fundos, cujos resultados servirão para garantir ajuda humanitária àqueles que fogem do perigo a que as suas vidas são expostas diariamente.

Desde 2019 que ocorrem ataques em Cabo Delgado. Os últimos foram concentrados em Palma, ao norte de Pemba. A cidade foi tomada por rebeldes que se apresentavam como Al-Shabaab, sobre os quais os militares moçambicanos pouco conseguiram fazer. Desde então que milhares de pessoas foram obrigadas a fugir a pé das suas casas para cidades vizinhas. Existem agora mais de 800.000 deslocados internos em Pemba e arredores, mas também mais a sul, na província de Nampula.

  • 50.000 crianças estão atualmente em alojamentos temporários e necessitadas de bens essenciais

  • Cerca de 51 crianças foram raptadas no último ano nas zonas de conflito

  • 2.852 pessoas morreram vítimas do conflito em Cabo Delgado

  • 900.000 pessoas estão em situação de emergência alimentar em Cabo Delgado

  • Mais de 1,3 milhões de pessoas foram afetadas pela violência na Província do Norte de Cabo Delgado

Perante uma situação que se alonga há anos e sem fim à vista, a PAR lança estes packs Anti-Experiência como forma de sensibilização e apelo à ajuda de todos. Quando adquire um pack Anti-Experiência, o doador irá encontrar, dentro do pack, histórias reais de pessoas que estão em Cabo Delgado. O valor de cada Anti-Experiência varia consoante a ajuda que cada um quiser dar: entre 20€ a 50€, sendo que o valor será revertido, na totalidade, para a causa de Cabo Delgado.

Acompanhe-nos no site oficial da campanha, no Instagram e no Facebook.

Relembramos ainda que a qualquer momento poderá fazer um donativo financeiro, através o IBAN PT50 0035 0413 00042764930 71. O montante angariado reverterá inteiramente para os nossos três parceiros no terreno (JRS, Unicef e Cáritas) de forma a que consigam assegurar as necessidades básicas das comunidades mais vulneráveis que acompanham. Explicamos tudo aqui.

Juntos chegamos mais longe. Faça PARte.