A PAR é uma plataforma de organizações da sociedade civil portuguesa para apoiar os refugiados.

A Plataforma de Apoio aos Refugiados nasceu da liderança e iniciativa da Sociedade Civil para dar uma resposta concertada à atual crise mundial de refugiados, em especial perante a situação vivida na Europa.

Perante a urgência da crise migratória verificada no verão de 2015, com entrada de mais de 1.027.594 (de acordo com dados das Nações Unidas) requerentes de asilo pelas ilhas gregas e por Itália, mais de 350 organizações portuguesas decidiram cooperar para dar resposta às necessidades dos refugiados dentro de portas (no âmbito dos Programas de Recolocação, na Europa e nos países mais afetados por esta crise humanitária mundial).

A importância da missão da PAR é tal que mereceu do Parlamento Europeu o «Prémio do Cidadão Europeu 2017», como reconhecimento enquanto organização que promove a integração europeia e a compreensão entre os povos.

A Plataforma assenta a sua ação em três grandes eixos de atuação:

Assente num Secretariado Técnico de apoio à atividade das suas instituições, membros, voluntários e de toda a sociedade civil.

Protocolo de Governação

A PAR é assim a demonstração de que a Sociedade Civil portuguesa é capaz de se mobilizar e responder, com eficácia, aos maiores desafios do nosso tempo, como a crise dos refugiados.

Aquando da sua criação a PAR foi liderada pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira, coordenada pelo Rui Marques, sendo desde 2018 coordenada por André Costa Jorge, do JRS – Portugal.