O que é?

O PAR Famílias é um projeto de acolhimento e integração de crianças refugiadas e das suas famílias em Portugal, em contexto comunitário, através de instituições locais – IPSS, Autarquias, Associações, Instituições Religiosas, Escolas, entre outras – que assumem a responsabilidade de acolher uma família concreta.

Objetivos no acolhimento de famílias refugiadas:

  • Promover o acolhimento de famílias por instituições, dando resposta às exigências do acolhimento nas áreas do alojamento, da alimentação, no apoio ao acesso a cuidados de saúde, na educação, na aprendizagem do português, na ajuda à integração laboral dos adultos.

  • Promover a autonomia da família acolhida: integração dos adultos no mercado de trabalho e das crianças na escola.

  • Promovendo a aprendizagem de português, a integração na escola das crianças, o acesso aos cuidados de saúde e a integração no mercado de trabalho.

Como?

A PAR tem um Secretariado Executivo que recebe as propostas de instituições anfitriãs e as candidaturas de famílias. Este serviço faz o encontro entre Instituição e Família, e acompanha, posteriormente, a Instituição Anfitriã (IA) no que for necessário, nomeadamente em termos de apoio técnico.